Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
(66) 3545-2500
(66) 99679-0420
Segunda a Domingo 06:00 ás 20:00 horas inclusive em Feriados

100 ANOS DA MEDALHA OLÍMPICA.

Facebook
WhatsApp
Email

PRIMEIRA MEDALHA OLIMPICA BRASILEIRA, VEIO DO TIRO ESPORTIVO.

 

araense venceu a prova de pistola rápida, na prova de desempate individual e, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 3 de agosto de 1920. Sendo também medalhista de bronze por equipe na prova de pistola livre.

 

Tiro esportivo rendeu a primeira medalha olímpica para o Brasil

 
Guilherme Paraense, primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro pelo Brasil em Jogos Olímpicos, na Antuérpia, em 1920.
Guilherme Paraense, primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro pelo Brasil em Jogos Olímpicos, na Antuérpia, em 1920.

Matéria de primeira página no periódico maranhense “O Jornal”, que no dia 7 de agosto de 1920 trazia a seguinte manchete:

O Brasil nas Olimpíadas – Um campeão brazileiro.

Telegramas da Bélgica dizem que o boletim oficial do Comitê Olímpico proclama o sr. Guilherme Paraense campeão mundial de tiro de revolver, obtendo 274…”

Sobre o mesmo tema, o periódico Fon-Fon, na edição de número 32, publicava:

O Brasil, que no último campeonato sul-americano, já levantára as victorias de natação, water-polo e foot-ball, ao entrar nas Olympíadas de Antuérpia, acaba de alcançar duas grandes victorias mundiaes, levando o 1º lugar no tiro de revolver, com o Tenente Guilherme Paraense…, e o segundo lugar nas provas de pistola onde o Dr. Afrânio Costa, chefe da nossa delegação de tiro (no medalhão) obteve 489 pontos, num total de 500, tendo só uma diferença de 7 para o 1º…

Militar do exército brasileiro, com a patente de tenente, venceu a prova de pistola rápida, acertando a mosca na prova de desempate, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 3 de agosto de 1920. Paraense também conquistou a medalha de bronze por equipe na prova de ‘Pistola livre’.

Morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro em 1968. Pouco conhecido no Brasil, foi homenageado no meio militar, que batizou o polígono de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras – na cidade de Resende, no Rio de Janeiro – com seu nome.

O Tiro esportivo é uma das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A seguir, a reprodução de um trecho sobre o esporte que está disponível do sítio oficial do evento:

Como esporte, o tiro se misturou muito com a prática militar, que pode ser considerada a origem da modalidade. As linhas de tiro utilizadas nos combates serviram como modelo para as primeiras competições, com disputas nas posições deitado, de joelhos e em pé. Em 1867, surgiu o Campo de Instrução de Chalôns, na França, onde foi realizada uma prova de tiro ao alvo com fuzis.

Além dos militares, os clubes de caça também deram sua contribuição para a criação do tiro esportivo. A atividade dos caçadores inspirou inclusive algumas das provas que existem atualmente, como skeet e fosso.

O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896.

(Fonte: http://www.brasil2016.gov.br)

 
Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.